DR. GILBERTO URURAHY DR. GILBERTO URURAHY Especialista em medicina preventiva

Telemedicina: a tecnologia a favor da prevenção

Pandemia antecipou a disseminação das teleconsultas, um processo irreversível na Medicina do Brasil hoje

Recurso tecnológico a que muitos olhavam com desconfiança até pouco tempo, a telemedicina se tornou uma realidade nos últimos anos, impulsionada pelo distanciamento social imposto pela pandemia. Antes da crise sanitária, órgãos regulatórios impunham uma série de barreiras de segurança em torno das teleconsultas, especialmente em nome da proteção da confidencialidade de dados. O novo coronavírus obrigou a todos a reverem seus conceitos acerca do uso da tecnologia no atendimento a pacientes. De acordo com uma pesquisa, 73% dos pacientes tinham uma boa imagem da telemedicina em 2020, um crescimento de 13% se comparado com o ano anterior.

Tendo como base a inteligência artificial, a telemedicina é uma excelente ferramenta de trabalho. Uma vez examinado o seu paciente e, de posse dos resultados de exames complementares, o médico pode com toda tranquilidade e, remotamente, orientar aquele que necessita de apoio. No caso da terapia pela palavra, também é um excelente meio para a evolução do paciente.

Em alguns países, no entanto, a telemedicina já é largamente utilizada. Na França, por exemplo, ela faz parte do dia a dia de profissionais de saúde há mais de duas décadas, de diferentes formas, desde a análise de exames complementares e monitoramento de doenças, até suporte a pacientes que moram distante de centros médicos especializados.

Em nossas clínicas, buscamos a prevenção e a promoção da saúde para os nossos clientes. Nosso objetivo é a saúde e não o tratamento de doenças. Com o uso da telemedicina geramos conforto e agregamos valor para o cliente. Conhecendo o perfil do nosso público, a comodidade e agilidade são pontos-chaves no atendimento. Os resultados dos exames são disponibilizados em apenas 24 horas. Para facilidade do cliente, o prontuário médico digital pode ser acessado via aplicativo móvel.

Na MedRio, as consultas depois do check-up são realizadas justamente via telemedicina, um método prático, rápido e confortável para os nossos clientes. A partir das informações dos exames de cada pessoa e do mapeamento de fatores de risco, um programa de saúde personalizado é proposto ao cliente. O objetivo principal é a manutenção do bem-estar e da longevidade com autonomia de cada indivíduo.

A Medicina sempre aproveitou os avanços tecnológicos. Foi assim no desenvolvimento de medicamentos, de recursos cirúrgicos e também nas pesquisas que constatam os bons hábitos e a prevenção como a melhor receita para uma vida saudável. Assim, a telemedicina estará também à disposição do bem-estar e da saúde dos indivíduos.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco), “Emoções e saúde” (Editora Rocco) e o recém-lançado “Saúde é prevenção” (Editora Rocco).

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS